BLOG
PT
|
EN
|
ES
BLOG
O que é o OIML e qual a sua principal função?

O que é o OIML?

A Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) é uma organização de tratados intergovernamentais cuja composição inclui Estados Membros, países que participam ativamente de atividades técnicas e Membros Correspondentes, países que se juntam à OIML como observadores. Foi estabelecido em 1955, a fim de promover a harmonização global dos procedimentos legais de metrologia. Desde então, a OIML desenvolveu uma estrutura técnica mundial que fornece aos seus membros diretrizes metrológicas para a elaboração de requisitos nacionais e regionais relativos ao fabrico e uso de instrumentos de medição para aplicações legais de metrologia.
 
Definição de Metrologia Legal

A Metrologia Legal é a totalidade dos procedimentos legislativos, administrativos e técnicos estabelecidos por, ou por referência às autoridades públicas, e implementados em seu nome, a fim de especificar e garantir, de forma regulamentar ou contratual, a qualidade e credibilidade apropriadas das medidas Relacionados aos controles oficiais, comércio, saúde, segurança e meio ambiente.
 
Publicações OIML

A OIML desenvolve regulamentos modelo, recomendações internacionais, que fornecem aos Membros uma base acordada internacionalmente para o estabelecimento de legislação nacional sobre várias categorias de instrumentos de medição. Dada a crescente implementação nacional das diretrizes da OIML, mais e mais fabricantes atuam com base nas recomendações internacionais da OIML para garantir que seus produtos atendam às especificações internacionais para desempenho metrológico e testes.
 
Os acordos de cooperação são estabelecidos entre a OIML e certas instituições, como ISO e IEC, com o objetivo de evitar requisitos contraditórios; Consequentemente, os fabricantes e usuários de instrumentos de medição, laboratórios de teste, etc. podem simultaneamente aplicar as publicações OIML e as de outras instituições (ver sites de organizações internacionais e regionais em ligação com a OIML).
  
Sistema de Certificado OIML para Instrumentos de Medição

O sistema de certificados OIML para instrumentos de medição foi introduzido em 1991 para facilitar procedimentos administrativos e reduzir os custos associados ao comércio internacional de instrumentos de medição sujeitos a requisitos legais.
 
O Sistema oferece a possibilidade de um fabricante obter um Certificado OIML e um relatório de reste indicando que um determinado tipo de instrumento (padrão) esteja em conformidade com os requisitos das recomendações internacionais relevantes da OIML.
 

Na Esteves Alves e Carvalho, Lda trabalhamos com o fornecedor NEMESIS HSC 350 incrito e certificado OIML para controladoras de peso dinâmico. Ao optar pelas soluções de controlo de peso da EAC sabe que estará  a cumprir requisitos OIML e que por conseguinte está em conformidade com os standards internacionais que a controlo metrológico dizem respeito.



Saiba mais sobre as nossas controladoras de peso dinâmico e peça orçamento sem compromisso.

ESTEVES ALVES & CARVALHO,
17 Anos a Criar Soluções
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS
FOTOGRAFIAS
© Esteves Alves e Carvalho, Lda. - Direitos Reservados.