BLOG
PT
|
EN
|
ES
BLOG
O que deve saber antes de adquirir uma sala de corte automático?
 

Normalmente o investimento numa sala de corte automático significa um grande passo para algumas empresas do ramo têxtil, podendo ser mesmo o maior investimento a nível de equipamentos e muitas vezes é associado a financiamento. É por isso de extrema importância considerar todos os ângulos e fazer todos os cálculos antes de adjudicar um projeto desta envergadura.

Como em qualquer projeto ou aquisição para a sua unidade de produção, o importante é adquirir algo à sua medida e que cubra as necessidades produtivas da sua empresa. No ramo dos equipamentos de corte automático são várias as marcas, modelos e opcionais que pode adquirir, pelo que é preciso definir o que realmente precisa.

O que deve ter em conta:

- Adquira equipamentos que satisfaçam o  volume de produção desejado e que ainda lhe dê margem para o futuro.

Quando se trata de um investimento destes é um erro comprar uma sala de corte automático no limite da sua produção, claro que maior capacidade pode significar um acréscimo no orçamento, mas pode significar também uma rentabilização maior e por mais anos de produção. Considere portanto quantos metros de mesa necessita; velocidade do carro de estender; tamanho e largura da janela de corte; tamanho da cabeça de corte e de lâmina deixando sempre alguma margem para mais produção.

- Considere adaptar os equipamentos existentes a este novo projeto. Já tem carro de estender, software de desenho? Porque não adapta-los a uma máquina de corte automático?

Sim, é possível conciliar equipamentos de marcas diferentes, pois normalmente o código de comunicação é o mesmo! Saiba até que ponto o seu fornecedor está disposto a considerar estas opções ou então a considerar a retoma dos seus equipamentos atuais pelos novos e consiga um abate considerável no orçamento!

 - Considere o impacto produtivo deste investimento na sua força de trabalho.

Naturalmente a função de uma sala de corte automático é proporcionar-lhe maior e melhor produção através de menos erros de corte, menos desperdício de matéria-prima, conseguir cortes até agora impossíveis com os equipamentos manuais e também muito importante permitir criar ou trabalhar peças que até agora não conseguia,.

Também deverá permitir redução de pessoal para o corte, mas pode significar contratar pessoal especializado para trabalhar com o software de desenho e também investir na formação da sua atual força de trabalho. Fale com o seu fornecedor sobre estas questões e sobre os planos de formação disponíveis tendo atenção sobre a questão da formação estar ou não incluída no orçamento.

- Quais os consumos e custos de manutenção da sala de corte automático?

Outro fator de extrema importância e de grande impacto a nível de custos é o de manutenção da sua sala de corte automático.

Existem fornecedores que cobram avultadas quantias mensais de manutenção que podem chegar aos € 3.000  e que normalmente nem sequer incluem peças a substituir. Certifique-se que está absolutamente informado desta questão!

Negoceie com o seu fornecedor  planos opcionais de manutenção preventiva e curativa, considere também a possibilidade de não estar associada à aquisição da sua sala de corte automático nenhum plano de manutenção, pelo menos durante a vigência da garantia, afinal os equipamentos são novos e devem cumprir a sua função sem mais custos adicionais. Considere também a capacidade de resposta do seu fornecedor a nível de intervenção urgente em caso de necessidade.

Não se esqueça de calcular também o consumo energético dos novos equipamentos. Peça informação sobre consumos energéticos da sua sala de corte, pois pode ter de efetuar mudanças de fornecimento de energia da sua unidade de produção para além do aumento da conta de luz no final do mês, em alguns casos pode significar um aumento de 70% na sua factura. Saiba, no entanto, que existem máquinas com consumos muito baixos (informe-se sobre as nossas máquinas de corte ECOPOWER)

Existem portanto várias opções a considerar e vários cálculos a fazer num projeto de corte automático e compete a si avaliar todas as opções de forma a suportar e basear a sua escolha.

Clique aqui e conheça mais sobre as nossas soluções de salas de corte automático FKGROUP e peça orçamento sem compromisso!

 Esteves Alves & Carvalho, Lda.
17 anos a criar soluções!

PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS
FOTOGRAFIAS
© Esteves Alves e Carvalho, Lda. - Direitos Reservados.