BLOG
PT
|
EN
|
ES
BLOG
Cinco conselhos para não errar no processo de embalamento adequado para o seu produto e para a sua unidade de produção.

#1
Pense no seu produto!
No mundo da industria alimentar a embalagem do seu produto é tão ou mais importante que o próprio produto. Sim, é verdade! E quem não assume isto como uma regra pode correr sérios riscos num mundo tão competitivo como o dos produtos alimentares.
Para quê ter um produto de excelente qualidade, de excelentes ingredientes, de excelente proveniência se, na hora de ser consumido, não apresenta boas condições? Se apresenta estragado ou partido?
Pense ainda que a embalagem não é só primordial na preservação da qualidade do seu produto, ela é primordial na venda do mesmo. Na prateleira do supermercado a sua embalagem tem de sobressair, não só tem de ter um design interessante, de cor atraente como tem de parecer sólida e resistente! Assuma a embalagem como parte integrante do seu produto, pois sem ela o seu produto não tem o mesmo valor.

#2
Saiba qual a embalagem adequada ao seu produto
Como saber qual a embalagem ideal para o seu produto?
Existe uma variedade muito grande de embalagens e pode tornar-se complicado escolher ou saber qual a mais adequada ao seu produto. No entanto existem pontos dos quais têm de ter a certeza:
Primeiramente tem de perceber o que pretende com a sua embalagem. Dependendo do seu produto pode precisar de uma embalagem mais ou menos resistente, com material especial ou não. É melhor ser embalado em caixa, frasco, saco ou cuvete? A resposta a estas perguntas está no seu produto, na sensibilidade e durabilidade dele.
Seguidamente terá de ter em conta o posicionamento da sua embalagem na prateleira do supermercado, vai estar pendurada, pousada, de pé ou deitada, e finalmente terá que pensar como o produto será acondicionado na casa do cliente, quer proporcionar uma embalagem para ser utilizada várias vezes, terá de ter abertura fácil ou não? com tampa ou sem tampa? com fecho zip ou sem zip?
Faça experiências e desenvolva uma análise ao que a sua concorrência utiliza, poderá encontrar os pontos fortes ou pontos fracos de determinada embalagem que o podem ajudar a decidir e a responder às questões anteriormente colocadas.
  
#3
Qual a produção pretendida e qual o valor de investimento em equipamentos que está disposto a fazer?
Qual o seu objetivo de produção, quantas embalagens terá de produzir por dia?
Uma produção de pequena escala ou de grande escala vão influenciar vários pontos, nomeadamente equipamentos e recursos.
A partir do momento em que decidiu o que pretende com a sua embalagem e quanto quer gastar com ela, é hora de chamar ajuda profissional - um fornecedor de equipamentos de embalagem.
Com base nos pressupostos definidos por si, uma empresa especializada em embalamento pode aconselhar sobre qual o processo produtivo e maquinaria própria para conseguir alcançar a embalagem idealizada, complementando-a com o nível de produção desejado.

#4
Escolha um fornecedor de equipamentos de embalamento experiente e que lhe possa oferecer alternativas.
Existem muitos pormenores extremamente importantes num processo de embalamento e é um trabalho de muito estudo e que engloba muitas variáveis. Escolher um fornecedor de equipamentos experiente e com capacidade de resposta às suas necessidades torna-se vital para o sucesso do seu produto e consequentemente do seu negócio.
O mundo das máquinas de embalamento é muito vasto principalmente se englobarmos os processos manuais, semiautomáticos e automáticos. Só especialistas em embalamento lhe poderão aconselhar sobre qual a tipologia de produção ideal para o seu caso.
Saiba mais sobre as soluções de embalamento que temos disponíveis para a sua empresa.

Flowpack
Linhas de Embalamento Vertical
Termoselagem
Termoformagem
Encartonamento e Envolvimento
 
#5
Formação e Assistência Técnica
Finalmente é importante também referir que a assistência e suporte do seu fornecedor também são fatores a ter em conta. Dependendo do seu nível de produção, um apoio rápido e eficaz em caso de avaria ou algum problema com a sua linha de embalamento pode significar muito na hora de entregar aquela encomenda importante daquele cliente que não aceita atrasos.
Certifique-se que os seus operadores estão familiarizados com a linha de embalamento e que receberam a devida formação para trabalhar com os equipamentos.

Estes são alguns dos conselhos que a nível de processos de embalamento podem diferenciar a sua escolha e proporcionar a solução que realmente necessita, considere-os antes de qualquer decisão.

Esteves Alves & Carvalho,Lda.
17 ANOS A CRIAR SOLUÇÕES
 
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS
FOTOGRAFIAS
© Esteves Alves e Carvalho, Lda. - Direitos Reservados.