As embalagens destinadas ao acondicionamento de produtos alimentares são uma das maiores preocupações na sua indústria alimentar.
Ao longo da sua vida o consumidor entra em contacto com as mais variadas embalagens de produtos alimentares. De cada vez que vai às compras ou as recebe em casa, entre o produto alimentar e a mão do cliente, ou olhar, está a embalagem. E esta influencia a primeira impressão do consumidor acerca do produto alimentar, afectando o seu grau de decisão na compra do produto.
O design das embalagens tem, sem dúvida, um papel significativo na perceção do consumidor em relação a um produto. Interfere na experiência que tem com o mesmo. E se for a adequada, fortalece a confiança do consumidor com a sua marca.
Assim, urge selecionar a embalagem certa para o seu produto alimentar! Quanto maior for o sucesso de entrega de um produto alimentar, maior será a satisfação demonstrada pelo consumidor face a esse produto. E a sua embalagem está na linha da frente!
Quais são, então, os principais aspetos a ter em conta na seleção das embalagens de produtos alimentares?
São 4 os aspetos que deverá considerar aquando a seleção das embalagens para os seus produtos alimentares.
O primeiro aspeto está relacionado com a higiene e a segurança alimentares. Estas obedecem a requisitos legais, pois estão diretamente ligadas com o bem-estar e a saúde do consumidor. Um produto mal embalado prejudica fortemente a reputação da sua marca. Afinal de contas, a sua empresa não vai querer passar pelo pesadelo do recall! O consumidor quando adquire um produto alimentar tem, naturalmente, elevadas expetativas acerca da sua qualidade e frescura. E a embalagem deve contribuir para isso mesmo! Uma embalagem adequada garante a segurança e as características do produto alimentar. Ademais, se a embalagem escolhida for a correta para o seu produto alimentar, vai evitar que haja contaminação física, química ou biológica do mesmo. Seja pelo próprio material que a compõe a embalagem, seja através de contaminantes exteriores.
Este facto é deveras importante! Os materiais utilizados no embalamento devem responder a uma série de requisitos de certificação alimentar:
>> Serem suficientemente inertes de forma a evitar contaminação, alteração da composição dos alimentos e respetivo sabor e aroma
>> Prolongarem a vida útil dos alimentos
>> Serem fáceis de limpar e desinfetar
>> Prevenirem contaminação externa por ar, líquidos e outras substâncias
>> Serem resistentes de forma a manter a integridade do embalamento e respetiva higienização
Relativamente ao segundo aspeto este tem a ver com a experiência do consumidor. No seu sector, o verdadeiro “momento da verdade” ocorre quando os consumidores abrem os seus produtos alimentares pela primeira vez. O design, a ergonomia, o aspeto limpo e cuidado, a facilidade de abertura são fatores que contribuem para uma experiência sensorial positiva, ou o completo fiasco!
No que concerne ao terceiro aspeto, destacamos a preocupação cada vez mais crescente da pegada ecológica. Vivemos num mundo poluído que queremos que se torne mais sustentável. Atualmente, os consumidores têm vindo a ser mais exigentes face aos materiais que compõem as embalagens. A sua “consciência ambiental” assim o dita! Face a este requisito, e se não quiser ficar de fora da escolha do seu consumidor, convém que apresente soluções à altura! Assim, a capacidade de reutilização e reciclagem assume especial preponderância na hora do embalamento. Aproveitamos o tema para partilhar consigo o artigo que desenvolvemos sobre palhinhas feitas à base arroz – “eco-friendly”!
Por último, o quarto aspeto diz respeito à flexibilidade e aos custos de produção. Aconselhámo-lo a refletir sobre o seguinte: Que tipo de produção pretende? Que quantidades de produto estão envolvidas? Qual o valor de investimento em equipamentos que está disposto a fazer? Note que, a dimensão da produção pretendida determina os equipamentos e recursos necessários. Por outro lado, as exigências do mercado requerem uma atualização permanente dos métodos e dos procedimentos de embalamento. Comece por reconhecer os sinais de alerta. A sua linha de produção pede atualização urgente! Está na hora de apostar em equipamentos de embalamento mais adequados às suas reais necessidades de negócio!
Concluindo são estes alguns dos aspetos a ter em consideração na escolha da embalagem certa para o seu produto alimentar . A embalagem é muito mais do que um saco ou uma caixa que rodeia um produto. É uma garantia de segurança, qualidade, frescura e reputação da sua marca. Na Esteves Alves & Carvalho trabalhamos com as soluções mais disruptivas de embalamento, para máxima satisfação do seu cliente! Saiba mais sobre as soluções de embalamento que temos disponíveis para si. Pode-nos contactar através do 253 814 911. Também pode-nos enviar um email para marketing@estevesalvescarvalho.pt.